Undime se reúne com ministro da Educação para articular ações contra a violência nas escolas

Getting your Trinity Audio player ready...

Encontro on-line aconteceu na tarde da quinta-feira, 13 de abril

 

(Foto: Luis Fortes/MEC)

A Undime se reuniu na tarde da última quinta-feira, 13 de abril, com o ministro da Educação, Camilo Santana, para discutir ações de enfrentamento à violência nas escolas brasileiras. O encontro foi on-line e contou com a participação do presidente nacional e os estaduais da Undime; representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); além da secretária executiva do Ministério das Educação (MEC), Izolda Cela; a secretária da Educação Básica, Katia Schweickardt; a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, Zara Figueiredo; e o secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino, Maurício Holanda.

O MEC propõe três ações emergenciais, que pretende viabilizar já na próxima semana. A ideia é elaborar recomendações para todas as escolas brasileiras, promover uma formação virtual dos diretores escolares e professores, bem como dar suporte às redes de ensino para contratação de equipes.

Para Camilo Santana, é preciso defender as bases da escola, a escola acolhedora. “Estamos precisando de professores valorizados e alunos bem acolhidos e acompanhados para fortalecer as nossas redes. Sempre digo que o papel do MEC é de coordenador, de ser um grande maestro para articular as políticas nacionais, porque quem executa as políticas na ponta são os estados e municípios. Qualquer construção, qualquer política pública educacional desse país precisa ser feita em parceria. A determinação é que qualquer ação do MEC seja uma construção coletiva com os entes federados”, afirmou.

Durante a reunião, os secretários tiveram a oportunidade de apresentar as demandas consideradas emergenciais a serem implementadas e sugerir novas frentes para prevenir casos de violência escolar. A criação de comitês estaduais, com a participação de organizações sociais, entes públicos e privados, é uma das ideias. Na próxima semana, o MEC pretende apresentar um calendário de ações em curto prazo e já iniciar as contratações necessárias para a estratégia de enfrentamento.

Fonte: Undime com informações do MEC

Compartilhe: