UNDIMEMG participa do Fórum DiversaMente sobre Neurodiversidade, Inovação e Democracia em SP

Getting your Trinity Audio player ready...

Evento no Museu do Ipiranga reúne especialistas internacionais e reafirma a neurodiversidade como valor público

A diretora executiva da Undime Minas Gerais, Suely Duque Rodarte, e a assessora administrativa e financeira, Denize Assunção, participaram, em São Paulo, do Fórum Transdisciplinar DiversaMente: Conecta Inovação, Diversidade e Democracia, realizado nesta segunda-feira (20/11) no Museu do Ipiranga.

Mais do que um encontro acadêmico, o DiversaMente, organizado pela Federação Brasileira de Neurodiversidade, pela ANIABR (Associação Nacional para Inclusão de Autistas do Brasil) e por instituições parceiras, propôs uma reflexão profunda sobre a neurodiversidade como valor público, eixo de inovação e pilar democrático, destacando a importância da pluralidade de saberes para a construção de sociedades verdadeiramente inclusivas.

O evento reuniu pesquisadores e especialistas de instituições nacionais e internacionais, como Lawrence Fung (Stanford University), Juliana Izar da Fonseca Segalla (Universidade de Coimbra), Mayne Benedetto (Universidade de Lisboa), Francisco Ortega e Guilherme de Almeida (UNICAMP), além da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal e outras personalidades. Os debates abordaram temas como potencialidades neurodivergentes, justiça cognitiva, identidades neurodiversas e direitos fundamentais.

Representando a UNDIME MG, Suely Duque Rodarte destacou a relevância do encontro para o campo educacional, “participar de um encontro como este é compreender que a inclusão não se limita ao acesso, mas envolve o reconhecimento da diferença como potência. A escola tem um papel essencial na valorização das múltiplas formas de aprender e de existir”, afirmou.

O presidente da ANIABR, Guilherme de Almeida, também ressaltou a importância do Fórum e da parceria com a UNDIME MG. “O DiversaMente é um marco no diálogo entre neurodiversidade, democracia e inovação. Ter a Undime Minas Gerais conosco reforça a visão de que a inclusão começa na educação básica, onde se constroem os alicerces de uma sociedade mais justa e plural”, destacou.

O evento foi encerrado com o lançamento da Federação Brasileira de Neurodiversidade e uma apresentação artística da companhia ZU-UK, intitulada “Um Clima Atípico – Amor, autismo e aquecimento global”, que uniu arte, ciência e emoção para celebrar a diversidade humana.

Matéria: UNDIME MG

Compartilhe: