Getting your Trinity Audio player ready...
|
Evento organizado pela SASE/MEC reúne gestores, instituições e entidades para discutir o planejamento educacional do próximo decênio
A UNDIME MG está presente no Encontro Estadual de Cooperação Técnica – Planos Decenais de Educação, realizado de 19 a 22 de agosto de 2025, no CEFET-MG, em Belo Horizonte. A mesa de abertura do evento, promovido pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC), contou com a participação de Jônatas Gonçalves Rêgo, Presidente da UNDIME MG, dirigente municipal de Educação de Mirabela e presidente da UNDIME Regional Sudeste; Cláudia Lara, subsecretária de articulação da SEE/MG, representando o Secretário de Estado de Educação Rossieli Soares; Selma Rocha, diretora de Articulação com os Sistemas de Ensino da SASE/MEC; Analise de Jesus da Silva, coordenadora do FEPEMG; Felipe Michel Araújo Braga, presidente do CEEMG; Conrado Rodrigues, vice-diretor do CEFET/MG e Galdina Arrais, coordenadora da UNCME MG.

O público do encontro é composto por representantes das Coordenadorias Regionais da UNDIME MG, das Superintendências Regionais de Ensino e da UNCME MG. Durante os 4 dias de formação, o processo de elaboração dos planos decenais de educação será detalhadamente estudado, “o planejamento dos Planos Decenais de Educação precisa ser construído coletivamente, com a escuta dos municípios, pois são eles que vivenciam na prática os desafios da educação pública. O compromisso é de todos nós: União, estados e municípios”, destacou Jonatas Gonçalves Rêgo, presidente da UNDIME MG. Em sua intervenção, Selma Rocha (SASE/MEC) citou o papel do encontro: “Estamos aqui para garantir que o processo de elaboração dos Planos Decenais esteja alinhado ao novo Plano Nacional de Educação, com base em um planejamento estratégico que responda aos desafios do nosso tempo”.
Dinâmica da Programação
O encontro foi estruturado em quatro dias de atividades:
• 19 de agosto (terça-feira): Mesa de abertura, apresentação do Projeto de Lei do novo PNE, explanação sobre o Guia Metodológico, debate sobre intersetorialidade nos Planos Decenais, apresentação do novo PAR e oficinas em grupos de trabalho.
• 20 e 21 de agosto (quarta e quinta-feira): Oficinas temáticas durante todo o dia, com momentos de socialização e aprofundamento em torno das estratégias para a elaboração dos planos.
• 22 de agosto (sexta-feira): Conclusão das oficinas, apresentação em plenária das reflexões de cada grupo e mesa de encerramento.
A importância do planejamento dos Planos Decenais
A elaboração dos Planos Decenais de Educação é um processo estratégico que orienta o desenvolvimento da política educacional para os próximos dez anos, alinhado ao novo Plano Nacional de Educação (PNE). Trata-se de um instrumento fundamental para consolidar metas, garantir a continuidade das políticas públicas e assegurar que estados e municípios tenham diretrizes claras para avançar em qualidade, equidade e inclusão.
De acordo com Suely Duque Rodarte, Diretora Executiva da UNDIME MG, também presente no encontro, “para a UNDIME MG, a participação ativa neste processo é essencial para defender os interesses dos municípios e garantir que a voz dos dirigentes municipais de educação esteja presente nas definições que impactarão diretamente a vida dos alunos”.
Fonte e fotos: Undime MG
[…] A iniciativa prevê estratégias para apoiar estados e municípios a ofertarem mais vagas de EJA, além de estimular o…