Undime/MG Participa de Reunião Técnica em Brasília para Fortalecer a Educação Escolar Indígena

Getting your Trinity Audio player ready...

A Undime Minas Gerais está presente na Reunião Técnica de Pactuação dos Territórios Etnoeducacionais (TEE’s), que acontece nesta terça-feira, 7 de outubro de 2025, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

O encontro, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), reúne gestores e representantes institucionais de todo o país. O principal objetivo é fortalecer as políticas públicas voltadas à educação escolar indígena e impulsionar a implementação da Política Nacional de Educação Escolar Indígena (PNEEI).

Representando a Undime/MG e a Undime Regional Sudeste, o presidente Jonatas Gonçalves Rego, Dirigente Municipal de Educação de Mirabela (MG), participa da solenidade de abertura e das atividades da tarde, que contam com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, e da Secretária da Secadi/MEC, Zara Figueiredo.

Durante o evento, são apresentados os fundamentos e marcos legais da PNEEI, os objetivos estratégicos dos TEE’s, e discutidas a governança, a pactuação e a gestão compartilhada das ações para as comunidades indígenas em território nacional.

A programação culmina com a assinatura pública do Termo de Pactuação dos TEE’s, consolidando o compromisso das instituições signatárias com a valorização da diversidade, a equidade e o direito à educação de qualidade para os povos indígenas.

Para Jonatas Gonçalves Rego, “a presença da Undime nas discussões nacionais sobre a educação indígena ratifica o compromisso dos dirigentes municipais de educação com uma gestão participativa, inclusiva e sensível à pluralidade cultural do nosso país”.

Matéria: UNDIME MG

Compartilhe: