Undime MG participa de reunião do Colegiado Ampliado da Undime Nacional em Brasília

Este é o primeiro encontro de 2023 com o grupo que reúne a diretoria executiva nacional, presidentes e vice-presidentes estaduais

A Undime MG esteve representada pelo Professor Marcelo Wagner de Oliveira, Presidente e DME de Carandaí e pela Professora Ednamar Assunção, vice-presidente e DME de Moema, segunda (23) e terça-feira (24), em reunião do Colegiado Ampliado, grupo formado por dirigentes municipais de educação que integram a diretoria executiva nacional, os presidentes e vice-presidentes das 26 seccionais estaduais e o Distrito Federal. O encontro aconteceu em Brasília e marcou o início das atividades de 2023.

Entre os temas tratados destacamos a Educação Empreendedora, com a realização de oficina por integrantes da equipe do Sebrae, a partir do objetivo de tornar o tema acessível a todos os profissionais da educação e estudantes da Educação Básica da rede pública de ensino, por meio do desenvolvimento de competências empreendedoras, a partir das competências socioemocionais.

A gerente da unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, Edleide Epaminondas, explicou que o projeto de educação empreendedora que desenvolvem tem muita ligação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Temos muito a entregar. O significado do empreendeder é tranversal a várias competências da Base, mas estamos diretamente ligados ao projeto de vida”.

“Essa é uma agenda de vocês, Undime. Precisamos saber como podemos ajudá-los a desenvolverem esse tema na ponta. Não estamos falando necessariamente só sobre educação empreeendora, mas de todo o escopo do nosso trabalho como Sebrae”, disse a analista técnica do Sebrae e gestora da parceria com a Undime, Manoela Alexandre.

Também foram feitos breves relatos sobre as visitas realizadas, na última semana, no Ministério da Educação, nas secretarias de Educação Básica (SEB), de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase) e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) pela equipe da Undime Nacional e ainda o lançamento do volume 2 do livro da Undime “Educação em movimento: o percurso histórico da BNCC até os novos currículos”, cuja edição e publicação é de responsabilidade da Fundação Santillana.

Baixe aqui o livro.

Busca Ativa Escolar

A estratégia Busca Ativa Escolar, desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a Undime e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) também foi pauta do encontro.

Mônica Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil; Julia Ribeiro, oficial da Área de Educação do UNICEF no Brasil; e Daniela Rocha Magalhães, oficial de Educação do UNICEF no Brasil estiveram presentes e conversaram com os dirigentes sobre a parceria da Undime com o UNICEF no âmbito da estratégia Busca Ativa Escolar com ações voltadas para o ano de 2023. Falaram sobre ações de mobilização e engajamento, desenvolvimento tecnológico, materiais de apoio e comunicação, apoio técnico aos municípios e ações de advocacy.

Fonte: Undime MG com informações da Undime Nacional

Fotos: Undime Nacional

Compartilhe: