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A missão é uma parceria entre países e instituições internacionais destinada a construir diálogos, pesquisas e soluções para o aprimoramento de um dos instrumentos fundamentais da avaliação: os itens que compõem os testes.
Diante do compromisso com a garantia do direito fundamental de todo estudante a aprender, em 2023, ocorreu a missão França e Holanda, buscando consolidar parcerias destinadas a fortalecer todas as dimensões relacionadas à avaliação educacional em larga escala, dialogando com instituições que são referências europeias e mundiais nessa temática. O sucesso da missão, que reforçou esse compromisso, junto ao trabalho cooperativo com as redes públicas de ensino no Brasil, foi a razão primordial para a realização da segunda missão, atenta às principais preocupações que mobilizam a agenda educacional atual.
Rotineiramente, novas tecnologias impactam nossas vidas e a maneira pela qual nossas escolas conduzem o processo de ensino e aprendizagem e organizam suas rotinas de gestão. Isso tem sido cada vez mais evidente, principalmente com a expansão da Inteligência Artificial (IA). Como fazer com que uma tecnologia tão poderosa esteja a serviço de uma aprendizagem mais eficiente e igualitária, sem deixar de lado a experiência e a sensibilidade humanas?
Dentro dessa reflexão, a avaliação em larga escala ocupa posição de destaque. Ao mesmo tempo em que a IA oferece oportunidades relacionadas a custos, eficiência e confiabilidade para medir o desempenho de estudantes, ainda há o desafio de conciliá-la com o trabalho dos professores e dos gestores escolares, responsáveis pelo planejamento e pela condução do processo de ensino e aprendizagem.
Discutir e encontrar caminhos em torno desse tema fundamental é o propósito da Missão Educacional a Portugal para o 7º Encontro Anual da FLIP+ em Lisboa, uma parceria entre países e instituições internacionais destinada a construir diálogos, pesquisas e soluções para o aprimoramento de um dos instrumentos fundamentais da avaliação: os itens que compõem os testes. Intitulado “O papel da Inteligência Artificial em avaliações nacionais e de sala de aula”, o evento conta com a participação de renomadas instituições de avaliação educacional da Europa e do Brasil, que é representado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).
A Missão conta com a participação especial do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), com a presença do Secretário de Estado de Educação de MG, Igor de Alvarenga, da União Nacional dos Dirigentes de Educação (Undime), da Undime MG, representada pela Professora Suely Duque Rodarte, e de outras importantes instituições educacionais brasileiras, uma iniciativa do CAEd/UFJF, com apoio da Fundação Cesgranrio. A programação também inclui um diálogo sobre o sistema educacional de Portugal e uma visita a escolas públicas de Lisboa.
Fonte: CAED / Com informações da Undime MG