Undime MG participa de encontro nacional sobre a Primeira Infância com ampla presença de dirigentes municipais

Getting your Trinity Audio player ready...

Belo Horizonte recebe, de 27 a 29 de agosto, o II Encontro Nacional sobre Auditoria e Políticas para a Primeira Infância (ENAPI), realizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), no MINASCENTRO. O evento reúne Tribunais de Contas, órgãos de justiça e representantes municipais. A Undime MG participa com a diretora executiva, Suely Duque Rodarte, acompanhada de um expressivo número de dirigentes e técnicos municipais de educação de Minas Gerais.

Luís Eduardo Falcão Ferreira · ⁠Prefeito de Patos de Minas, Presidente da AMM e Suely Duque Rodarte, diretora executiva da UNDIMEMG

O encontro teve início nesta quarta-feira (27) com a palestra magna “A criança como símbolo da esperança e da promessa de um mundo melhor”, ministrada pelo teólogo e escritor Leonardo Boff. A programação inclui mesas sobre a atuação dos Tribunais de Contas na garantia dos direitos da Primeira Infância, debates com conselheiros, promotores e juízes, além de palestras sobre políticas públicas, fatores de risco e proteção ao desenvolvimento infantil, iniciativas municipais e experiências de auditoria operacional.

Segundo Suely Duque Rodarte, “a Primeira Infância representa a base para um futuro mais justo e igualitário. Encontros como este são essenciais para fortalecer políticas públicas e promover a cooperação entre municípios, Tribunais de Contas e sociedade civil, em prol das crianças”.

A agenda contempla ainda a apresentação de experiências municipais inovadoras, projetos de pesquisa e estratégias de articulação entre educação e saúde. Em destaque estão auditorias sobre visitas domiciliares da Estratégia de Saúde da Família e do programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, além do lançamento do site “1, 2, 3 e Já – Primeira Infância TCEMG” e a atualização da Carta de Fortaleza.

O II ENAPI segue até sexta-feira, consolidando-se como espaço de troca de experiências, capacitação e promoção de políticas efetivas para a garantia dos direitos fundamentais da Primeira Infância em todo o país.

Carta de Fortaleza

O documento reafirma a prioridade absoluta da Primeira Infância nas políticas públicas brasileiras e reúne recomendações dos Tribunais de Contas para apoiar os municípios, estados e União, no fortalecimento de ações integradas em educação, saúde e assistência social, assegurando o cumprimento dos direitos das crianças de zero a seis anos.

Fonte: Undime MG com informações do TCEMG

Fotos: Undime MG

Compartilhe: