Undime MG participa da XII reunião da ABAVE: A AVALIAÇÃO DO FUTURO E O FUTURO DA AVALIAÇÃO

Getting your Trinity Audio player ready...

Entre os dias 29/08 e 1/09/2023, especialistas, gestores, professores e estudiosos da avaliação irão promover minicursos e mesas de debate sobre os temas centrais da agenda educacional brasileira, em Campinas, no Centro de Convenções da UNICAMP. Na ocasião, a Undime MG está representada pela Professora Suely Duque Rodarte – Diretora Executiva e Denize Assunção – Assessora Administrativa e Financeira.

O evento realizado com apoio do NEPP (Núcleo de Estudos de Políticas Públicas) da UNICAMP conta com a parceria da Associação Parceiros da Educação, CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da UFJF), Cesgranrio, Fundação Lemann, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Vunesp, Instituto Ayrton Senna, Instituto Natura, Instituto Península, Instituto Unibanco, Itaú Educação e Trabalho, Itaú Social e Movimento Profissão Docente.

SOBRE O EVENTO

A Associação Brasileira de Avaliação Educacional realiza a cada dois anos um encontro entre especialistas, pesquisadores, gestores, professores e estudiosos da Avaliação Educacional no contexto brasileiro. 

Em 2023, a XII Reunião da ABAVE comemora também os vinte anos de trajetória da Associação. O momento e a iniciativa oportunizam reflexões sobre os avanços alcançados nas últimas duas décadas e os desafios e impactos das inovações que se impõem nos processos avaliativos atuais e futuros. 

As transformações contínuas e, em muitas oportunidades, contundentes que se apresentam desde as primeiras avaliações em larga escala realizadas no Brasil na década de 1990 e as profundas transformações na educação e nas relações sociais, acentuadas pela pandemia de COVID-19, pelo fechamento das escolas e pela necessidade do distanciamento social, incorporaram novas rotinas na sociedade e na escola, que impactaram significativamente na história educacional brasileira.

A necessidade imperativa de formação voltada para esta nova realidade e às competências do Século XXI demandam reflexão sobre os métodos e formas de avaliação a serem adotados no futuro, considerando seu papel na formulação de políticas públicas com base em evidências que garantam a formação integral dos estudantes e mais equidade nas oportunidades educacionais, tanto no que se refere à educação básica como à educação superior. 

São muitos os desafios neste novo cenário, entre muitos, elevar as expectativas de aprendizagem associadas às habilidades socioemocionais, construir novas matrizes alinhadas à BNCC e às tendências internacionais e desenvolver devolutivas pedagógicas que cheguem nas escolas. 

A oferta de elementos para a reflexão sobre estas questões, sobre novos desenhos e novos instrumentos inteligentes que se apresentam, configuram a proposta da XII Reunião da ABAVE, cujo tema central trata da “Avaliação do futuro e o futuro da Avaliação”.

Fonte: ABAVE com informações da Undime MG

Foto: Undime MG

Compartilhe: