Seminário Nacional discute o 1º ano do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA

Getting your Trinity Audio player ready...

Na ocasião a UNDIME MG está representada pela articuladora estadual CampEJA indicada para articulação com a rede municipal, Nayara Vaz

De 9 a 11 de setembro de 2025, o Ministério da Educação (MEC) realiza, em Brasília, no CETREMEC, o Seminário Nacional de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). O evento tem como foco o primeiro ano do “Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos”, reunindo autoridades, gestores e especialistas para avaliar os avanços e debater os desafios da iniciativa.

Na ocasião, a Undime MG está representada por Nayara Vaz, articuladora estadual do CampEJA MG indicada para articulação com a rede municipal. Sobre a sua participação, Nayara destaca que “as pautas propostas contribuem com reflexões importantes sobre o papel das redes municipais no fortalecimento da EJA em Minas Gerais”.

Também participam do encontro Luciene Fernandes Pereira, Coordenadora Regional do Consed no Pacto EJA MG e Analista Educacional da Equipe EJA da SEE MG; Carla Rosa Barros Nascimento, chefe da Divisão de Captação de Recursos e Gerenciamento de Programas e articuladora do CampEJA e Rosane Queiroz, Analista Educacional da SEE MG e articuladora do CampEJA.

A presença dessas profissionais reforça a importância da articulação entre Undime MG e SEE MG, fortalecendo o diálogo interinstitucional e a construção coletiva de estratégias que assegurem o direito à educação inclusiva e de qualidade para jovens, adultos e idosos que retornam à escola.

A programação do seminário conta com painéis e oficinas que discutem temas como governança, participação social, educação popular, formação de educadores, lançamento de materiais pedagógicos e proposições para os próximos anos do Pacto.

A secretária da SECADI/MEC, Prof. Zara Figueiredo, participa ativamente das atividades, ressaltando o compromisso do Ministério da Educação em consolidar o Pacto como uma política pública estruturante para enfrentar o analfabetismo e ampliar as oportunidades educativas na EJA.

Fonte e foto: UNDIME MG

Compartilhe: