Getting your Trinity Audio player ready...
|
Professores que se destacaram na aplicação dos projetos escolares do Programa Aprender Valor em 2023 foram premiados em Nov/24. Eles receberam certificados de reconhecimento, troféus e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 4.300.
Em uma cerimônia online emocionante, transmitida em novembro de 2024, o programa Aprender Valor, do Banco Central do Brasil, celebrou os educadores, escolas e redes de ensino que se destacaram na missão de levar a educação financeira para as salas de aula de todo o país. O evento, que reconheceu o empenho e a dedicação dos participantes ao longo de 2023, teve como um de seus pontos altos a premiação de 10 professores na categoria “Projetos Escolares”, que, com criatividade e compromisso, transformaram a realidade de seus alunos.
Os professores premiados foram selecionados com base no maior número de projetos escolares concluídos na plataforma do programa, um reflexo direto de seu engajamento. Além de troféus e certificados, cada um recebeu um prêmio de R$ 4.300,00, um incentivo para continuarem a trilhar esse caminho de sucesso.

As falas dos educadores durante a premiação revelaram não apenas a alegria da conquista, mas também o profundo impacto do programa no dia a dia das comunidades escolares. Seus depoimentos são uma fonte de inspiração e um convite para que mais educadores se juntem a essa jornada transformadora.

As vozes da transformação: depoimentos dos professores premiados
De norte a sul do Brasil, os relatos dos professores destacaram temas em comum: a superação de desafios iniciais, o poder do trabalho em equipe e, principalmente, a mudança de mentalidade que a educação financeira provoca em alunos, famílias e nos próprios educadores.
Da Região Norte, Eliana Silva Souza Lima, de Redenção (PA), expressou a emoção do reconhecimento. Ela lembrou que, ao conhecer o projeto, pensou: “Eita, vai ser difícil, mas não será impossível”. Sua fala ressaltou a importância do trabalho coletivo:
“Espero que esta conquista sirva como um lembrete de que com dedicação, resiliência e amor em equipe podemos superar qualquer obstáculo. Que este prêmio inspire a todos os professores a continuarem a fazer a diferença.”
Também do Norte, Norete Meireles Ribeiro, de Tefé (AM), falou com orgulho de sua escola e de como o programa capacita os alunos a planejarem o futuro. Para ela, o Aprender Valor vai além do conteúdo curricular:
“O Aprender Valor […] está fazendo a diferença, transformando o Brasil.”
No Nordeste, Albaniza Carlos Venâncio, que leciona em uma comunidade quilombola em Altaneira (CE), compartilhou a felicidade de ver o crescimento de todos os envolvidos. “É um projeto que fez com que a gente crescesse tanto pessoalmente, as famílias dos nossos alunos, nós profissionais e os alunos também”, afirmou. Ela dedicou a vitória a todos que fazem a escola acontecer, dizendo:
“Esse troféu não é só meu, é de todos que fazem a Escola Joaquim de Moraes.”
Sua colega de região, Tatiane da Silva Nunes, de Crato (CE), reforçou como a experiência foi gratificante ao ver os alunos criarem “hábitos saudáveis de como gerenciar seus recursos, hábitos esses que eles vão levar para a vida toda”.
As histórias de impacto prático foram um destaque na Região Sudeste. Leidiane Alves da Silva, de Governador Valadares (MG), contou que o projeto, embora “assustador” no início, gerou resultados concretos:
“Tivemos uma aluna que com o incentivo conseguiu começar a fazer bombons para vender, conseguiu empreender. Tivemos alunos que conseguiram conquistar uma pequena coisa, um celular, […] uma chuteira.”
Sua conterrânea, Diana D’Ark de Souza Coelho, também de Governador Valadares, falou sobre a “mudança de mentalidade” que o programa provoca, extrapolando os muros da escola. Ela compartilhou como o aprendizado se reflete em casa, com filhos incentivando os pais a economizar. Sua mensagem final foi um chamado à ação:
“Levem essa vivência para dentro das escolas, porque vai trazer liberdade aos cidadãos, e essa liberdade pode mudar o nosso país.”
Na Região Sul, a professora de Língua Portuguesa Carina Cavalini de Lima, de Itapuca (RS), defendeu que a educação financeira transcende as disciplinas. Ela utilizou os materiais do programa para ajudar seus alunos a escreverem textos para um concurso de oratória.
”Educação financeira deveria ser disciplina do currículo escolar, porque a educação financeira permeia a nossa vida cotidianamente e do bom gerenciamento dos nossos ganhos e dos nossos gastos depende a concretização dos nossos sonhos futuros.”
Tatiane Marina de Castro Knebel, de Butiá (RS), que implementou o projeto em duas escolas, destacou que a iniciativa é uma “ferramenta poderosa para construir futuros mais sólidos” e que o prêmio é o reconhecimento de um “esforço coletivo”.
Do Centro-Oeste, Sônia Valente da Silva, de Padre Bernardo (GO), resumiu um sentimento compartilhado por muitos: “A educação muda a história, e a educação financeira também transforma”. Ela se disse honrada e valorizada pelo reconhecimento.
Finalizando os depoimentos, Marilda Suíta Batista Barbosa, de Orizona (GO), celebrou o prêmio como uma conquista de toda a equipe escolar e dos alunos. Ela enfatizou a riqueza do material e o valor de ensinar as crianças a planejarem:
”A gente tentou mudar tantas coisas na vivência deles, na vida deles, […] mostrando: dê valor ao que tem, dê valor ao dinheiro, saber de onde sai o dinheiro, como adquirir o dinheiro e ter o melhor planejamento com esse dinheiro.”
Reconhecimento e motivação
Além dos 10 premiados, as professoras Elisandra Scaion Canto (Itapuca/RS), Maria Ivanúbia de Queiroz (Padre Bernardo/GO) e Gabriela Márcia de Oliveira Andrade (Governador Valadares/MG) receberam menções honrosas por sua excepcional aplicação dos projetos.
A premiação do Aprender Valor é mais do que uma celebração. É a prova viva de que, com as ferramentas certas e educadores dedicados, é possível formar cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro.
Sua escola pode ser a próxima: participe em 2025!
As histórias de sucesso aqui compartilhadas são um convite e um exemplo do que pode ser alcançado. Por isso, convidamos sua escola a se engajar amplamente no programa ao longo de 2025. Escolas mais engajadas também concorrem a premiações anuais. Para isso, é importante ter professores formados em nossos cursos on-line e também aplicar em sala nossos projetos escolares e nossas avaliações de aprendizagem.
Fonte: BCB – Aprender Valor
Fotos: BCB -Aprender Valor
[…] A iniciativa prevê estratégias para apoiar estados e municípios a ofertarem mais vagas de EJA, além de estimular o…