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Diretores escolares devem enviar, até segunda-feira, projeto de formação com oficina de prevenção a violências e, pelo menos, outras duas propostas para receber recursos financeiros do PDDE Escola e Comunidade
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), recebe até segunda-feira, 7 de outubro, propostas de projetos de formação para o Programa Escola e Comunidade (Proec). Para participar, diretores escolares devem enviar os Projetos de Formação por meio do sistema PDDE Interativo, referente ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
Uma das ações que a escola deve planejar é a realização de uma oficina de prevenção a violências chamada “Desafios da Comunicação nas Relações do Cotidiano no Ambiente Escolar”. A iniciativa visa criar uma escola mais inclusiva e aberta ao diálogo que respeite as diferenças e lute contra qualquer forma de discriminação e preconceito.
Na página PDDE Escola e Comunidade Ciclo 2024, as redes podem verificar as escolas elegíveis para participar do programa, bem como obter detalhes sobre o processo de adesão e de envio do projeto de formação.
Ações – No dia 24 de setembro, o MEC promoveu um webinário com o intuito de subsidiar as escolas elegíveis para receber recursos do PDDE Escola e Comunidade na elaboração desses projetos de formação.
Além da oficina sobre comunicação não violenta, cada escola deve incluir mais duas ações em seu planejamento, que podem ser oficinas, visitas guiadas, rodas de conversa, palestras ou outras atividades alinhadas aos princípios do programa. A página do Proec, na seção de Projetos de Formação, oferece inspirações para as escolas elaborarem seus planos (confira o manual para envio dos projetos).
Proec – O Programa Escola e Comunidade tem como objetivo fomentar a parceria entre escola, família e comunidade, na perspectiva da educação integral. Isso é feito por meio da participação de estudantes, profissionais da educação, familiares e membros da comunidade em projetos que promovam cidadania, cultura de paz e melhoria da qualidade da educação pública brasileira.
O Proec, assim, busca formar cidadãos plenos, realizando oficinas que abordem temas relevantes como a violência. Esta é definida como a ruptura da comunicação, que impede o diálogo e o reconhecimento do outro, resultando em danos físicos, psicológicos ou sociais.
Fonte: MEC