MEC tira dúvidas sobre seleção de experiências de educação integral

Getting your Trinity Audio player ready...

Chamamento público para seleção de experiências inspiradoras de educação integral em tempo integral será apresentado em webinário no dia 26 de janeiro, com transmissão pelo canal do MEC no YouTube

Na próxima segunda-feira, 26 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), realizará um webinário de lançamento oficial do edital para seleção de “Experiências Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral”. O evento ocorrerá no canal do MEC no YouTube, às 15h (horário de Brasília). O objetivo da chamada pública é identificar, mapear e divulgar iniciativas de referência desenvolvidas em redes e escolas públicas de todo o país. 

Durante o webinário, a equipe responsável apresentará os principais pontos do Edital nº 1/2026, com orientações sobre o acesso ao formulário de inscrição e esclarecimentos acerca das principais mudanças em relação à edição anterior. 

As inscrições poderão ser feitas de 26 de janeiro a 26 de fevereiro, por meio do site Educação Integral – Experiências Inspiradoras. Poderão ser inscritas, pelas autoridades das respectivas secretarias de educação — ou por pessoas por elas designadas —, experiências de redes e escolas públicas municipais e estaduais da educação básica, contemplando todas as etapas, da creche ao ensino médio, bem como as diferentes modalidades de ensino. 

O edital é realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do grupo Teia, vinculado à Faculdade de Educação da universidade. A iniciativa integra o Programa Escola em Tempo Integral, do MEC, e dá continuidade ao processo iniciado na primeira edição, realizada por meio do Edital nº 2/2025. 

Tempo Integral – O programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia do MEC para induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. Coordenado pela SEB/MEC, o programa tem como finalidade contribuir para o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014–2024, política de Estado construída com a participação da sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro. 

Fonte e matéria: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

Compartilhe: