Getting your Trinity Audio player ready...
|
Encontro reuniu educadores e gestores para fortalecer o trabalho nas redes municipal e estadual no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
A primeira formação presencial da Rede Nacional de Articulação de Gestores Municipais de Educação (Renalfa) da Regional de São João del-Rei foi realizada na quinta-feira (14/08) e contou com a participação da Undime MG, representada pela professora Suely Duque Rodarte, diretora executiva, e por Denize Assunção, assessora administrativa e financeira.

O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de São João del-Rei em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, reuniu representantes de 19 municípios do polo. A iniciativa contou com a colaboração especial do município de São Tiago e a participação de dirigentes municipais de educação, técnicos e articuladores regionais, com o objetivo de fortalecer estratégias para o avanço dos indicadores de alfabetização na região. Destacamos a presença da Dirigente Municipal de Educação de São João del-Rei, Glaucimara Aparecida Dias Morais, de São Tiago, Bruno Henrique dos Santos, e a Superintendente Regional de Ensino de São João del-Rei, Fabiana Magalhães da Silva.
A programação contou com palestras de destaque, iniciando com o Professor Doutor Luiz Canton, que abordou “As transformações do cérebro infantojuvenil e seus reflexos sobre o comportamento”, seguida por Alessandra Carvalho, que tratou de “Avaliação Educacional: como transformar dados em estratégias eficazes de ensino e avaliação”. Na parte da tarde, a Equipe SAI apresentou o tema “Educação Inclusiva: Desafios e Oportunidades” e, encerrando o ciclo de palestras, Larissa Modesto conduziu “Quem encanta ao ensinar, ensina a encantar – entre histórias e afetos: o professor como tecelão de encantamentos”.


A professora Suely Duque Rodarte destacou a relevância do trabalho conjunto, “o sucesso da alfabetização em Minas depende da união entre Estado e municípios, com foco nas crianças e no direito que elas têm de aprender. Essa formação é um espaço fundamental para troca de experiências e alinhamento de estratégias.”
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Lançado pelo Ministério da Educação, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada estabelece metas e ações para garantir que todas as crianças do país estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental. Em Minas Gerais, a meta para 2024 era alfabetizar 66,4% das crianças, e o resultado alcançado foi de 72,07%, demonstrando avanço significativo e o empenho das redes de ensino.
Fonte e fotos: Undime MG
[…] A iniciativa prevê estratégias para apoiar estados e municípios a ofertarem mais vagas de EJA, além de estimular o…