Estado publica Calendário Escolar 2026; parceria entre Undime MG e SEE MG garante alinhamento entre redes

Getting your Trinity Audio player ready...

Documento foi construído em regime de colaboração e assegura organização integrada para redes municipais e estadual

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE MG), divulgou o Calendário Escolar 2026, elaborado em parceria com a Undime MG, por meio da Comissão do Calendário Escolar. O trabalho, conduzido em regime de colaboração, garantiu um calendário unificado, fortalecendo o planejamento pedagógico, a organização das redes e a logística do transporte escolar. A resolução do calendário será publicada em breve, segundo a SEE MG.

Rosana Junqueira Neves, Coordenadora da comissão do calendário da Undime MG, Jonatas Gonçalves Rêgo, Presidente da Undime MG, Rossieli Soares, Secretário de Estado de Educação de MG e Cláudia Lara, Subsecretária de Articulação da SEE MG, durante coletiva de imprensa para lançamento do calendário 2026.

Durante tratativas entre a SEE MG e a comissão do calendário da Undime MG, foram definidas as principais diretrizes: início e término do ano letivo mantidos, Semana do Saco Cheio em outubro, férias de julho na segunda quinzena, sábados letivos voltados à mobilização da comunidade (Dia da família, festividades juninas, etc.) e feriados e recessos alinhados. Cada Município, entretanto, mantém seus feriados próprios, conforme a necessidade local.

A coordenadora da Comissão do Calendário da Undime MG e dirigente municipal de Educação de Campo Belo, Rosana Junqueira Neves, destacou que o calendário ficou bem alinhado, evitando transtornos que ocorrem com o transporte escolar quando as datas das redes estadual e municipais divergem. Ela reforçou que os municípios têm autonomia para escolher entre o regime bimestral ou trimestral, sem qualquer obrigatoriedade de seguir a opção do Estado, que adotará exclusivamente o modelo trimestral em 2026. Rosana enfatizou ainda que a escolha entre um modelo ou outro não interfere na organização do transporte, uma vez que o calendário foi construído de forma conjunta para atender tanto à rede municipal quanto à estadual: “Vários municípios já adotam a organização trimestral há anos, sem qualquer impacto na articulação com a rede estadual.”, finaliza Rosana.

O presidente da Undime MG, da Undime Sudeste e dirigente municipal de Educação de Mirabela, Jonatas Gonçalves Rêgo, destacou o impacto positivo da construção coletiva: “Esse trabalho exalta a força do regime de colaboração em Minas Gerais. Um calendário construído a muitas mãos gera segurança, organização e estabilidade para o planejamento das redes. Nosso compromisso é assegurar que as decisões cheguem às escolas de forma clara e viável”, pontuou.

A diretora executiva da Undime MG, Suely Duque Rodarte, também celebrou o avanço: “A atuação integrada entre Undime MG e SEE MG vem garantindo processos mais qualificados e dialogados. O calendário 2026 é resultado desse esforço coletivo, sempre com foco no estudante e na garantia do direito à aprendizagem em todas as redes”, afirmou.

Fonte: Undime MG com informações da SEE MG

Compartilhe: