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Encontro tem o objetivo de ampliar o repertório das equipes sobre os guias de apoio técnico do programa Escola das Adolescências, além de planejar a implementação da política nos territórios
Foto: Divulgação/MEC
OMinistério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) — promoveu na quarta-feira, 11 de setembro, mais um encontro presencial de formação da Rede Nacional de Articuladores Técnicos do Programa Escola das Adolescências (Renapea). O evento reuniu cerca de 70 pessoas, incluindo os 54 técnicos da Renapea e uma dupla de cada unidade federativa. A finalidade foi ampliar o repertório das equipes sobre os guias de apoio técnico do Escola das Adolescências, bem como planejar a implementação da política nos territórios.
O encontro formativo contou com oficinas pedagógicas sobre: adolescências e aprendizagem; transições entre as etapas dos anos iniciais e anos finais, assim como entre os anos finais e o ensino médio; alocação de matrículas; gestão com equidade para os anos finais; avaliação institucional participativa; e indicadores de qualidade no ensino fundamental.
A coordenadora-geral de Ensino Fundamental do MEC, Tereza Farias, destacou o fortalecimento do regime de colaboração na implementação do Escola das Adolescências. Apontou, ainda, a relevância da formação das equipes técnicas para a consolidação das estratégias previstas na política.
Segundo a representante da Bahia pelo Consed, Gilbene Esquivel, a formação “potencializou o olhar para a importância de construir uma Rede pelo direito a uma escola onde os adolescentes aprendam e convivam no acolhimento à sua diversidade etária, étnico-racial, cultural e territorial”.
Já para a representante da seccional da Undime Tocantins na Rede, Graça Alves, o encontro possibilitou “ressignificar pré-conceitos acerca dessa fase que todos os estudantes passam e como é importante compreender os distintos comportamentos para promover ensino e aprendizagem com qualidade e equidade, de acordo com as especificidades locais”.
Por fim, a representante da Renapea de Alagoas pelo Consed, Fabiana Dias, disse que “o momento formativo e os materiais trabalhados são fundamentais para garantir uma aplicação alinhada às realidades de cada estado e o comprometimento de todos os envolvidos foi incrível e inspirador”. “Um dos pontos altos foi o debate sobre a educação antirracista como eixo central na promoção da equidade”, completou.
Presentes – Estiveram na formação representantes das seccionais da Undime, bem como representantes do Consed. As oficinas também contaram com o apoio de especialistas e equipes de diversas instituições, como o Itaú Social, o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes) e a Ação Educativa.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)