Getting your Trinity Audio player ready...
|
O dirigente municipal de Educação de Pedro Leopoldo, Rafael Vitoi, representou a Undime Minas Gerais em audiência pública realizada no dia 28 de agosto de 2025, na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião teve como objetivo discutir a importância da realização da Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais (CEEMG 2025-2027) e promover a sua divulgação.
Na ocasião, Vitoi destacou que a Conferência é um espaço fundamental para o fortalecimento do Plano Estadual de Educação (PEE), instrumento norteador das políticas públicas do setor.

“Discutir hoje a importância da Conferência Estadual também é discutir a importância do Plano Estadual de Educação. Esse é um Plano de Estado, ele não pode ser considerado um Plano de Governo. Precisamos olhar para as metas, garantir acesso, permanência e qualidade da educação em Minas Gerais”, afirmou.
Representando a Undime MG e os mais de 2 milhões de estudantes das redes municipais, o dirigente ressaltou a necessidade de que o novo Plano Estadual supere fragilidades do anterior, principalmente no que diz respeito ao monitoramento e avaliação das metas.
“No plano anterior, muitas metas foram definidas, mas sem acompanhamento adequado. Precisamos de momentos intermediários de avaliação, para requalificar as ações ao longo do tempo e garantir que os avanços cheguem às redes municipais e à sociedade civil”, destacou.
Outro ponto levantado foi a atenção às fontes de financiamento e ao papel do Sistema Nacional de Educação, aliado aos sistemas estaduais e municipais, como forma de efetivar o regime de colaboração.
“Sem olhar para os recursos, para o sistema de monitoramento e para um regime de colaboração efetivo, corremos o risco de repetir o que aconteceu antes: planos cheios de promessas que não se concretizam em melhorias reais na educação”, alertou.
Assista a fala na íntegra AQUI
Fonte: Undime MG com informações da ALMG
Foto e vídeo: ALMG
[…] A iniciativa prevê estratégias para apoiar estados e municípios a ofertarem mais vagas de EJA, além de estimular o…