Undime Minas Gerais encerra com sucesso Seminário Estadual de Educação Inclusiva e Educação Infantil

Getting your Trinity Audio player ready...

Encontro reuniu mais de 600 educadores em Belo Horizonte, fortalecendo a colaboração e o compromisso com a infância e a equidade nas redes municipais.

O Seminário Estadual de Educação Inclusiva e Educação Infantil, promovido pela Undime Minas Gerais, encerrou-se na última quinta-feira, 06 de novembro, deixando um legado de cooperação, sensibilidade e compromisso com o futuro da educação no estado. Realizado no Espaço The One Eventos, o encontro superou as expectativas, reunindo mais de 600 participantes, entre Dirigentes Municipais de Educação, técnicos, professores, gestores e parceiros institucionais, com representação de todas as regiões mineiras.

O presidente da Undime Minas Gerais, Jonatas Gonçalves Rêgo, expressou gratidão pela presença de dirigentes municipais e educadores de todas as regiões do estado, destacando o significado do encontro para o fortalecimento das redes públicas. “É motivo de grande alegria ver tantos profissionais comprometidos com a educação pública, reunidos para discutir temas tão importantes. Agradeço aos participantes e também à Secretaria de Estado de Educação pelo trabalho conjunto no regime de colaboração, que tem gerado ações concretas em benefício dos municípios e da aprendizagem dos estudantes”, afirmou.

O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, destacou a importância do evento e das ações desenvolvidas em parceria com a Undime Minas. “A educação se fortalece quando Estado e municípios atuam lado a lado. Hoje celebramos mais um resultado desse trabalho conjunto, com o lançamento do calendário letivo de 2026, construído em parceria com a Undime Minas”, declarou o secretário.

O Seminário Estadual de Educação Inclusiva e Educação Infantil da Undime Minas Gerais foi estruturado em dois dias temáticos intensos, focados na inclusão e na primeira infância.

Educação Inclusiva (05 de novembro de 2025)

A abertura do primeiro dia focou em uma visão que transcende diagnósticos, com o tema “UM OLHAR PARA OS ESTUDANTES QUE TRANSCENDE OS DIAGNÓSTICOS: COMO CRIAR UM AMBIENTE PEDAGÓGICO QUE FORTALEÇA AS RELAÇÕES”, apresentado por Cecília Antipoff, psicóloga, doutora em educação e escritora. A programação da tarde abordou as políticas e os desafios da inclusão, trazendo temas como a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva segundo o Decreto 12686/25, com a promotora Giselle Ribeiro de Oliveira (Coord. da CAOEDUC MPMG), e “AUTISMO E ESCOLARIZAÇÃO: DESAFIOS DA INCLUSÃO EDUCACIONAL”, com Guilherme de Almeida (Presidente da Associação Nacional para Inclusão das pessoas autistas). O dia se encerrou com a discussão sobre o “IMPACTO DA SAÚDE OCULAR NA INCLUSÃO ESCOLAR”, ministrada pelo Dr. Ricardo Guimarães (Médico Oftalmologista).

Educação Infantil (06 de novembro de 2025)

O segundo dia dedicou-se à qualidade, avaliação e equidade na primeira infância. A manhã começou com a analista de políticas públicas da FMCSV, Bianca Araújo, seguida pela palestra sobre “CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL” com a consultora educacional Sueli Maria Baliza Dias. O tema “AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL” foi abordado por Josiane Toledo (CAED/UFJF) e pela diretora do INEP, Hilda Aparecida Linhares da Silva, que tratou do alinhamento com os parâmetros de equidade e qualidade. A programação seguiu com o educador espanhol Eladio Sebastián-Heredero, que discutiu “Educação Inclusiva, Entraves e Desafios”. Outros temas relevantes incluíram os “CAMINHOS E DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA” por Kátia Smole (Diretora executiva do Instituto Reúna), a importância de “Educar para a Empatia”, com Andréa Botelho de Abreu (Diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental SEEMG) e “Impactos das Novas legislações na Educação Infantil”, com Jaqueline da Silva Gonçalves Presidente da Câmara de Ensino, Superior e membro da Câmara de Planos e Legislação do CEEMG.

Compromisso Coletivo e Gratidão

O encerramento foi marcado por um clima de entusiasmo e gratidão. A diretora executiva da Undime Minas Gerais, Suely Duque Rodarte, ressaltou o envolvimento dos participantes e o compromisso da instituição com a formação continuada. “Foram dois dias intensos de trocas, aprendizado e inspiração. Agradecemos a cada educador que participou, às equipes que tornaram o evento possível e às instituições parceiras que caminham conosco na construção de uma educação pública cada vez mais inclusiva, humana e transformadora.”

Fonte: UNDIME MG

Fotos: Arnaldo Athayde para UNDIME MG

Compartilhe: