UNDIME MG marca presença no Seminário Estadual de Autoproteção nas Escolas: Educação e prevenção desde os primeiros passos

Getting your Trinity Audio player ready...

Encontro reúne autoridades, especialistas e educadores para debater segurança, prevenção e sustentabilidade nas escolas mineiras, reforçando a integração entre educação e consciência ambiental.

A UNDIME MG, representada pela diretora executiva, Suely Duque Rodarte, a assessora administrativa e financeira, Denize Assunção e pelo dirigente municipal de educação de Pedro Leopoldo, Rafael Furtado Vitoi, participa do Seminário Estadual de Autoproteção nas Escolas: Educação e prevenção desde os primeiros passos, etapa mineira da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O seminário, realizado nesta terça-feira (12), no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, reúne especialistas, autoridades e educadores para debater segurança, prevenção e educação ambiental no contexto escolar.

Denize Assunção, assessora administrativa e financeira da Undime MG, Suely Duque Rodarte, diretora executiva da Undime MG e Rafael Vitoi, Dirigente Municipal de Educação de Pedro Leopoldo.

Durante a abertura oficial, o secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Rossieli Soares, enfatizou o compromisso com a educação e a prevenção desde os primeiros passos. Já o coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Rezende, citou a importância da educação de autoproteção nas escolas, formando crianças e adolescentes mais conscientes e preparados para agir com segurança.

Rossieli Soares, Secretário de Estado de Educação de Minas Gerais

O encontro conta com palestras de representantes do UNICEF, Defesa Civil, Secretaria de Estado de Educação de São Paulo e especialistas em educação ambiental. Entre os destaques, o professor Sérgio Damiati, da Coordenadoria de Materiais Didáticos do Ensino Médio da Subsecretaria Pedagógica do Estado de São Paulo, com o tema “Escolas como Agentes de Justiça Climática”, ressaltando o papel das instituições de ensino na formação de cidadãos conscientes diante das mudanças climáticas.

A professora Suely Duque Rodarte, diretora executiva da UNDIME MG, reforça o engajamento da instituição em iniciativas que integram educação, sustentabilidade e segurança escolar. “A entidade reafirma seu compromisso com ações que promovam a cultura de prevenção e a formação integral dos estudantes, preparando-os para os desafios ambientais e sociais do presente e do futuro”, destaca Suely.

VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é um processo de mobilização de todas as escolas brasileiras que possuem ao menos uma turma dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). A iniciativa convida as instituições de ensino a promoverem jornadas pedagógicas baseadas em pesquisas e produção de conhecimento que contribuam para o enfrentamento das mudanças climáticas em seus territórios.

Organizada pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a CNIJMA é um processo pedagógico dinâmico, participativo e transformador, que valoriza a cidadania ambiental e busca fortalecer ações formativas para que as escolas se consolidem como espaços educadores sustentáveis e resilientes.

Ao longo de suas cinco edições anteriores (2003 a 2018), a conferência já envolveu mais de 20 milhões de pessoas, incluindo crianças, adolescentes, jovens, professores, gestores da educação e do meio ambiente, demonstrando seu impacto positivo na formação de uma consciência ambiental e cidadã no Brasil.

Em 2025, a VI edição traz o tema “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, integrando a preparação do país para a Conferência do Clima (COP30), que será realizada em Belém (PA). Podem participar como delegados crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, que serão protagonistas nas discussões e propostas para um futuro mais justo e sustentável.

Compartilhe: