Educação anuncia adesão de 100% dos municípios ao Programa Criança Alfabetizada no Café com Prosa 2024

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Material pedagógico de alfabetização, feito por professores da rede estadual, será entregue para mais de 1 milhão de estudantes e cerca de 57 mil docentes

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Com o tema “Gestão da Educação no ano de 2024”, está sendo realizado, em Belo Horizonte, a 9ª edição do Café com Prosa. O evento é realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG), com o apoio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). 

A abertura do encontro aconteceu nesta segunda-feira (4/3), discutindo diversos assuntos com os representantes da educação estadual, dos 853 municípios, parceiros e palestrantes. O objetivo do evento é incentivar e fomentar as políticas públicas de educação. 

O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, ressaltou os resultados que Minas já alcançou com a colaboração de todos os parceiros que trabalham em prol da educação. 

“Nós precisamos de ter formação e material pedagógico. E dentro desta linha, nós temos a Escola de Formação, que disponibiliza formação para a rede municipal, que nós queremos que vocês utilizem da melhor maneira possível. Queremos e estamos trabalhando para que Minas tenha um crescimento educacional com toda essa gama, rede municipal e estadual crescendo juntas”, destacou o secretário. 

Ele pontuou também que, em 2023, o Estado avançou na aplicação dos testes de fluência do Proalfa para os municípios, com investimentos realizados pela Secretaria de Estado de Educação. 

Além deste importante passo de Minas Gerais com o propósito de zerar o analfabetismo, o secretário reforçou o trabalho realizado com apoio de todos os municípios e instituições parceiras que estão juntas no Compromisso Criança Alfabetizada. 

“Reforço o nosso compromisso com uma educação de qualidade em Minas Gerais. Temos muito que fazer, sabemos disso, pois os desafios são grandes, mas se fossem fáceis e poucos, outras pessoas já tinham feito. Mas hoje estamos unindo forças para dar os passos que faltam para serem dados. Iniciamos o ano com outras ações que foram importantes como o alinhamento do Calendário Escolar e também contamos com várias instituições públicas, todos alinhados em prol de uma educação de qualidade e garantia de direitos para os nossos estudantes”, concluiu  Igor de Alvarenga.  

Pela manhã, a secretária adjunta de Estado de Educação, Geniana Guimarães Faria,  também falou sobre o Programa Criança Alfabetizada e sobre a adesão de 100% dos municípios mineiros. 

“Estou muito feliz porque essa conquista é resultado do trabalho articulado do  Regime de Colaboração. Vamos disponibilizar o material pedagógico que construímos com professores da rede para todos os municípios, para mais de 1 milhão de estudantes e para mais de 57 mil docentes, para a alfabetização das nossas crianças”, ressaltou Geniana Guimarães. 

Regime de Colaboração

O Regime de Colaboração consolida os esforços no sentido de garantir o acesso, à permanência,  à aprendizagem e à conclusão do ensino nas escolas públicas do estado de Minas Gerais, por meio  da organização de um ensino público mineiro mais participativo e articulado entre estado e município. 

Pelo Regime de Colaboração, são propostos programas, projetos e ações a serem organizados, discutidos e implementados, para proporcionar recursos humanos, materiais e/ou instalações que otimizem e fomentem o desenvolvimento e a melhoria da qualidade da educação mineira.

O compromisso assumido está alinhado à melhoria dos indicadores educacionais para Minas Gerais, por meio  de ações pedagógicas conjuntas, aproveitando uma estrutura única de calendário escolar, formação continuada, currículo, avaliação e, até mesmo, a elaboração de materiais didáticos estruturados de forma conjunta.

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada 

Minas Gerais conseguiu 100% de adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, por meio do apoio da Secretaria de Estado de Educação. Assim, 853 municípios firmaram um pacto entre os entes federativos (Municípios, Estados, DF e União), em regime de colaboração, a fim de garantir o direito à alfabetização, elemento estruturante para a construção de trajetórias escolares bem sucedidas.

Para alcançar essa meta, serão estabelecidas estratégias de políticas, programas e ações para que as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o segundo ano do ensino fundamental; e, também, para a recomposição das aprendizagens com foco na ampliação e aprofundamento da leitura e da escrita das crianças matriculadas até o final dos anos iniciais do ensino fundamental; além de especial atenção àquelas que não alcançaram os padrões adequados de alfabetização até o segundo ano do ensino fundamental.

Fonte: SEEMG

Fotos: SEEMG

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