Getting your Trinity Audio player ready...
|
Material pedagógico de alfabetização, feito por professores da rede estadual, será entregue para mais de 1 milhão de estudantes e cerca de 57 mil docentes
6 min de leitura
Com o tema “Gestão da Educação no ano de 2024”, está sendo realizado, em Belo Horizonte, a 9ª edição do Café com Prosa. O evento é realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG), com o apoio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).
A abertura do encontro aconteceu nesta segunda-feira (4/3), discutindo diversos assuntos com os representantes da educação estadual, dos 853 municípios, parceiros e palestrantes. O objetivo do evento é incentivar e fomentar as políticas públicas de educação.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, ressaltou os resultados que Minas já alcançou com a colaboração de todos os parceiros que trabalham em prol da educação.
“Nós precisamos de ter formação e material pedagógico. E dentro desta linha, nós temos a Escola de Formação, que disponibiliza formação para a rede municipal, que nós queremos que vocês utilizem da melhor maneira possível. Queremos e estamos trabalhando para que Minas tenha um crescimento educacional com toda essa gama, rede municipal e estadual crescendo juntas”, destacou o secretário.
Ele pontuou também que, em 2023, o Estado avançou na aplicação dos testes de fluência do Proalfa para os municípios, com investimentos realizados pela Secretaria de Estado de Educação.
Além deste importante passo de Minas Gerais com o propósito de zerar o analfabetismo, o secretário reforçou o trabalho realizado com apoio de todos os municípios e instituições parceiras que estão juntas no Compromisso Criança Alfabetizada.
“Reforço o nosso compromisso com uma educação de qualidade em Minas Gerais. Temos muito que fazer, sabemos disso, pois os desafios são grandes, mas se fossem fáceis e poucos, outras pessoas já tinham feito. Mas hoje estamos unindo forças para dar os passos que faltam para serem dados. Iniciamos o ano com outras ações que foram importantes como o alinhamento do Calendário Escolar e também contamos com várias instituições públicas, todos alinhados em prol de uma educação de qualidade e garantia de direitos para os nossos estudantes”, concluiu Igor de Alvarenga.
Pela manhã, a secretária adjunta de Estado de Educação, Geniana Guimarães Faria, também falou sobre o Programa Criança Alfabetizada e sobre a adesão de 100% dos municípios mineiros.
“Estou muito feliz porque essa conquista é resultado do trabalho articulado do Regime de Colaboração. Vamos disponibilizar o material pedagógico que construímos com professores da rede para todos os municípios, para mais de 1 milhão de estudantes e para mais de 57 mil docentes, para a alfabetização das nossas crianças”, ressaltou Geniana Guimarães.
Regime de Colaboração
O Regime de Colaboração consolida os esforços no sentido de garantir o acesso, à permanência, à aprendizagem e à conclusão do ensino nas escolas públicas do estado de Minas Gerais, por meio da organização de um ensino público mineiro mais participativo e articulado entre estado e município.
Pelo Regime de Colaboração, são propostos programas, projetos e ações a serem organizados, discutidos e implementados, para proporcionar recursos humanos, materiais e/ou instalações que otimizem e fomentem o desenvolvimento e a melhoria da qualidade da educação mineira.
O compromisso assumido está alinhado à melhoria dos indicadores educacionais para Minas Gerais, por meio de ações pedagógicas conjuntas, aproveitando uma estrutura única de calendário escolar, formação continuada, currículo, avaliação e, até mesmo, a elaboração de materiais didáticos estruturados de forma conjunta.
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Minas Gerais conseguiu 100% de adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, por meio do apoio da Secretaria de Estado de Educação. Assim, 853 municípios firmaram um pacto entre os entes federativos (Municípios, Estados, DF e União), em regime de colaboração, a fim de garantir o direito à alfabetização, elemento estruturante para a construção de trajetórias escolares bem sucedidas.
Para alcançar essa meta, serão estabelecidas estratégias de políticas, programas e ações para que as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o segundo ano do ensino fundamental; e, também, para a recomposição das aprendizagens com foco na ampliação e aprofundamento da leitura e da escrita das crianças matriculadas até o final dos anos iniciais do ensino fundamental; além de especial atenção àquelas que não alcançaram os padrões adequados de alfabetização até o segundo ano do ensino fundamental.
Fonte: SEEMG
Fotos: SEEMG