Undime MG participa de formação do PDDE – FNDE / CECAMPE Sudeste em Ibirité

29 ago por Undime MG

Undime MG participa de formação do PDDE – FNDE / CECAMPE Sudeste em Ibirité

ouvir

Capacitação presencial orientou gestores escolares sobre a correta execução dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola

Em parceria com o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Sudeste (Cecampe-SE), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promoveu capacitação presencial sobre a gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Realizado no dia 26 de agosto, no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Rua Mato Grosso, n.02, Bairro Vista Alegre, Ibirité-MG, organizado pela equipe CECAMPE Sudeste. A Professora Ednamar Assunção – Vice-Presidente da Undime MG e DME de Moema – MG, representou a instituição. Ela destacou em sua fala a importância das parcerias estabelecidas entre as Universidades/CECAMPE, que hoje representam o FNDE, especialmente na formação de gestores, já que o PDDE é a ferramenta que a escola tem para atender demandas da escola. “É que muitas vezes o gestor não sabe a forma correta de aplicar o recurso, e temos uma devolução dos valores quando a escola não utiliza”, acrescentou a professora Ednamar.

Professora Ednamar Assunção – Vice-presidente da Undime MG e DME de Moema MG

O curso mostrou como as escolas podem participar do PDDE e suas Ações Integradas, além de apresentar boas práticas de utilização dos recursos, de forma a garantir melhores colocações no Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada (IDEGES).

A formação faz parte do curso Trilhas do PDDE, que tem o objetivo de orientar a comunidade escolar e os dirigentes educacionais envolvidos na execução dos recursos do PDDE e suas Ações Integradas. Para saber mais sobre os eventos e cursos disponibilizados pelo Cecampe Sudeste, acesse o link http://www.proexc.ufu.br/cecampesudeste.

CECAMPE SUDESTE

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); com o objetivo de orientar o trabalho de gestão de escolas brasileiras sobre recursos oriundos de alguns programas de fomento; lança, em 2018, edital para celebrar parceria com Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) para o desenvolvimento de ações de pesquisa, de ensino e de extensão voltadas para a formação de gestores/as educacionais para a adesão, a execução e a prestação de contas de fomento oriundo de programas governamentais para a educação.

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atendendo ao edital do FNDE, torna-se sua parceira, constituindo o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (CECAMPE-Sudeste), no âmbito do PDDE e suas Ações Agregadas e do PNATE, visando alcançar as escolas da região Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo), com vistas a aumentar a adesão aos programas, bem como com o objetivo de melhorar a execução e a prestação de contas de fomento recebido pelo Ministério da Educação (MEC) e, consequentemente, contribuir com o aumento do Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada do PDDE (IDEGES-PDDE) das escolas participantes.

As ações do CECAMPE-Sudeste são organizadas e executadas considerando três princípios e concepções transversais, a saber: gestão democrática, equidade e educação social e etnicamente referenciada. A partir desses princípios e concepções, atua: na extensão, na pesquisa, no ensino/formação continuada.

Para realizar atividades de extensão, o CECAMPE-Sudeste segue as normativas da universidade, envolvendo a comunidade externa e alunos/as, facultando a troca de saberes e a formação de discentes. (Resolução 25/2019 Consun).

No âmbito da pesquisa, investigações sobre políticas de financiamento para a educação pública estão sendo realizadas pela equipe CECAMPE-Sudeste. Os resultados dessas pesquisas poderão lançar novos olhares aos programas do FNDE, subsidiando novas ações, novos programas dessa autarquia.

Já, no que se refere à formação continuada, cursos foram e estão sendo organizados com temáticas voltadas para a formação de gestores/as educacionais, de conselheiros/as e de agentes envolvidos/as com a gestão descentralizada de programas e de ações, visando à gestão consciente e colaborativa dos recursos financeiros em conformidade com as normativas operacionais vigentes à adesão, à execução e ao acompanhamento dessas políticas, bem como a prestação de contas ao FNDE.

O CECAMPE-Sudeste, para atender o compromisso firmado com o FNDE, prima pela qualidade ao desenvolver suas ações, pois tem como objetivo central contribuir com a melhoria da qualidade da educação brasileira.

Fonte: Undime MG com informações do FNDE/CECAMPE Sudeste

Fotos: Undime MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

YouTube
Instagram
WhatsApp