Delegação da Undime MG participa do 9º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação em Brasília DF

19 ago por Undime MG

Delegação da Undime MG participa do 9º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação em Brasília DF

ouvir
Delegação Undime MG

Undime MG participa do 9º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação com delegação composta por 57 pessoas, entre Dirigentes Municipais de Educação e técnicos Municipais. O evento reuniu, entre 16 a 19 de agosto, em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), mais de 1.000 participantes para debater assuntos relacionados à temática central: a efetividade das políticas públicas para a garantia do direito à educação.

A delegação de Minas Gerais foi coordenada pela Vice Presidente da Undime MG, Professora Ednamar Assunção – DME de Moema, que representou o Presidente da Undime MG – Marcelo Wagner Oliveira – DME de Carandaí e pela Assessora Administrativa e Financeira da Undime MG – Denize Assunção, que representou a Professora Suely Duque Rodarte – Diretora Executiva da Undime MG e Luciano Leite Alves – Secretário de Coordenação Técnica da Undime MG.

Municípios participantes – MG

  1. AIMORÉS
  2. ALÉM PARAÍBA
  3. ARAÇUAÍ
  4. BELO HORIZONTE
  5. BELO VALE
  6. BOM DESPACHO
  7. BONFIM
  8. BRUMADINHO
  9. CARATINGA
  10. COMENDADOR GOMES
  11. CORONEL FABRICIANO
  12. DIVINÉSIA
  13. IBIRACI
  14. ITACARAMBI
  15. ITANHANDU
  16. MADRE DE DEUS DE MINAS
  17. MARMELÓPOLIS
  18. MATHIAS LOBATO
  19. MATIAS CARDOSO
  20. MIRAVÂNIA
  21. MOEMA
  22. NOVA SERRANA
  23. PARACATU
  24. PEDRAS DE MARIA DA CRUZ
  25. RIBEIRÃO DAS NEVES
  26. SANTA RITA DE MINAS
  27. SANTANA DA VARGEM
  28. SÃO GOTARDO
  29. SÃO JOÃO BATISTA DO GLÓRIA
  30. SERRA DO SALITRE
  31. TUMIRITINGA
  32. VARGEM ALEGRE

Sobre a programação

A programação do evento contemplou palestras, conferências e mesas redondas sobre assuntos como a valorização dos profissionais da educação; políticas e programas do governo federal; o acolhimento e o desenvolvimento das competências socioemocionais; critérios para definição dos fatores de ponderação e as condicionalidades no âmbito do Fundeb; o trabalho pedagógico no processo de alfabetização de crianças; formação inicial e continuada dos profissionais da educação frente aos desafios atuais; o uso das tecnologias na educação; desafios e demandas para o próximo Plano Nacional de Educação; avaliação diagnóstica e a oferta de atividades de recomposição/recuperação de aprendizagem entre outros assuntos que compuseram a programação do evento.

O evento contou ainda com um espaço de estandes, no qual os participantes puderam conhecer a plataforma Conviva Educação e a estratégia Busca Ativa Escolar, receber atendimento institucional individualizado de técnicos do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), conhecer iniciativas de parceiros da Undime e materiais de empresas expositoras.

Membros da Delegação Undime MG prestigiando o Conviva
Solenidade de abertura: Ednamar Assunção, Vice Presidente da Undime MG e DME de Moema
Flávia Martins, DME de Ubaporanga e Simone Papini – Articuladora Conviva Undime MG
Luciano Leite Alves – Secretário de Coordenação Técnica Undime MG, DME de Itanhandu

Alterações Estatutárias

Na pauta do terceiro dia de evento, foram propostas algumas alterações no estatuto da Undime Nacional, que consequentemente são aplicadas aos estatutos das seccionais de todo o Brasil. De acordo com Luciano Leite Alves – Secretário de Coordenação Técnica da Undime MG, dois pontos principais entre todos os colocados foram: A inclusão do Distrito Federal como Seccional, porém sem direito a voto, e a alteração do mandato de presidente de dois para quatro anos. A inclusão no Distrito Federal como Seccional foi aprovada. Quanto a alteração no tempo de mandato, a maioria dos presentes com direito a voto optou pela manutenção do processo eleitoral no estatuto da maneira que estava, a cada dois anos com os fóruns e as eleições nas seccionais e na Undime Nacional.

Fonte: Undime MG com informações da Undime Nacional

Fotos: Undime MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

YouTube
Instagram
WhatsApp