Delegação da Undime MG participa do 9º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação em Brasília DF
ouvir
|

Undime MG participa do 9º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação com delegação composta por 57 pessoas, entre Dirigentes Municipais de Educação e técnicos Municipais. O evento reuniu, entre 16 a 19 de agosto, em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), mais de 1.000 participantes para debater assuntos relacionados à temática central: a efetividade das políticas públicas para a garantia do direito à educação.
A delegação de Minas Gerais foi coordenada pela Vice Presidente da Undime MG, Professora Ednamar Assunção – DME de Moema, que representou o Presidente da Undime MG – Marcelo Wagner Oliveira – DME de Carandaí e pela Assessora Administrativa e Financeira da Undime MG – Denize Assunção, que representou a Professora Suely Duque Rodarte – Diretora Executiva da Undime MG e Luciano Leite Alves – Secretário de Coordenação Técnica da Undime MG.
Municípios participantes – MG
- AIMORÉS
- ALÉM PARAÍBA
- ARAÇUAÍ
- BELO HORIZONTE
- BELO VALE
- BOM DESPACHO
- BONFIM
- BRUMADINHO
- CARATINGA
- COMENDADOR GOMES
- CORONEL FABRICIANO
- DIVINÉSIA
- IBIRACI
- ITACARAMBI
- ITANHANDU
- MADRE DE DEUS DE MINAS
- MARMELÓPOLIS
- MATHIAS LOBATO
- MATIAS CARDOSO
- MIRAVÂNIA
- MOEMA
- NOVA SERRANA
- PARACATU
- PEDRAS DE MARIA DA CRUZ
- RIBEIRÃO DAS NEVES
- SANTA RITA DE MINAS
- SANTANA DA VARGEM
- SÃO GOTARDO
- SÃO JOÃO BATISTA DO GLÓRIA
- SERRA DO SALITRE
- TUMIRITINGA
- VARGEM ALEGRE
Sobre a programação
A programação do evento contemplou palestras, conferências e mesas redondas sobre assuntos como a valorização dos profissionais da educação; políticas e programas do governo federal; o acolhimento e o desenvolvimento das competências socioemocionais; critérios para definição dos fatores de ponderação e as condicionalidades no âmbito do Fundeb; o trabalho pedagógico no processo de alfabetização de crianças; formação inicial e continuada dos profissionais da educação frente aos desafios atuais; o uso das tecnologias na educação; desafios e demandas para o próximo Plano Nacional de Educação; avaliação diagnóstica e a oferta de atividades de recomposição/recuperação de aprendizagem entre outros assuntos que compuseram a programação do evento.
O evento contou ainda com um espaço de estandes, no qual os participantes puderam conhecer a plataforma Conviva Educação e a estratégia Busca Ativa Escolar, receber atendimento institucional individualizado de técnicos do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), conhecer iniciativas de parceiros da Undime e materiais de empresas expositoras.




Alterações Estatutárias
Na pauta do terceiro dia de evento, foram propostas algumas alterações no estatuto da Undime Nacional, que consequentemente são aplicadas aos estatutos das seccionais de todo o Brasil. De acordo com Luciano Leite Alves – Secretário de Coordenação Técnica da Undime MG, dois pontos principais entre todos os colocados foram: A inclusão do Distrito Federal como Seccional, porém sem direito a voto, e a alteração do mandato de presidente de dois para quatro anos. A inclusão no Distrito Federal como Seccional foi aprovada. Quanto a alteração no tempo de mandato, a maioria dos presentes com direito a voto optou pela manutenção do processo eleitoral no estatuto da maneira que estava, a cada dois anos com os fóruns e as eleições nas seccionais e na Undime Nacional.
Fonte: Undime MG com informações da Undime Nacional
Fotos: Undime MG